HomeIntroductionBlogCommentsEventsNewsMore Clues
Comentários  Envie-nos o seu Comentáro aqui

Pass Review (...) para Carta de Verissimo Serraoeu lhe dizer que o seu Colombo Revelado foi objecto de leitura e releitura, e que me convence a força da argumentação que o Manuel Rosa apresenta. Posso dizer que estou de acordo com o Manue l Rosa em 99 por cento dos pontos que oferece à meditação do leitor.
(...) há muito que eu defendo também ser ele um "agente duplo" de D. João II, que foi necessário ao grande Monarca até 1488, mas que após o descobrimento do Cabo da Boa Esperança já não servia o plano Índico ou indianista de Portugal!

 -- Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão


Pass Review Acabei hoje mesmo de ler o vosso livro. Não é tarefa facil, devo dizer, é extenso e bastante pormenorizado... é excepcional no sentido em que conseguem reunir praticamente tudo o que é conhecido sobre a vida deste homem e de forma integrada no contexto dos Reinos e linguagens da época, concluir e justificar as teorias apresentadas.
Admiro também o trabalho exaustivo sobre o Portugal do sec XV, a politica de sigilo sobre a navegação, as relações com os outros reinos, a influência das Ordens, a análise dos laços da familia, etc...

-- Prof. Rui Duque, Madeira



Pass ReviewOs meus parabéns aos autores do livro. Gostei muito pelo que pude aprender e pelo prazer que a sua leitura me deu.
Impressionou-me a percepção do enorme trabalho que está por detrás desta obra: é de facto o trabalho de uma vida, produto certamente de uma dedicação de louvar de um grande português .....

- Fernando Carmo

Pass ReviewSou brasileiro do Rio Grande do Sul. Comprei o livro via internet. Quando é que ele estará a venda no Brasil/RioGrande do Sul? Gostaria de parabenizar a ambos pela coragem e determinação que resultaram no meu ponto de vista em uma obra fantástica que poderá resgatar o epitáfio final do CC. In te, Domine, speravi, non confundar in aeternum ./

- Marco Antonio Velho Pereira


Pass Review...e algumas biografias a respeitar a seriedade da velha guarda, veja-se O Mistério Colombo Revelado, de Manuel da Silva Rosa e Eric J. Steele, e D. Duarte e a Democracia.

- Helena Barbas
No jornal Expresso


Pass ReviewAcabei recentemente de ler o seu trabalho ... e é com grande satisfação que me orgulho de saber que existem portugueses com enorme dimensão, como é o seu caso. Não está tanto em causa as origens de Colon, mas é necessário tornarmos vivos estes exemplos que engrandecem a memória nacional e provocar a historiografia reinante para que trate convenientemente os grandes protagonistas da história de Portugal. Está na hora de revelar Portugal ao mundo, e como dizia Fernando Pessoa, "falta cumprir Portugal", o mundo precisa de nós, como o foi ao longo dos séculos XIV e XV. Mas para tal teremos que comportarmo-nos como uma nação que tem uma missão no mundo, porque será que temos tantos portugueses espalhados pelo mundo? Não há causa sem efeito. Cristoval Colon foi muito provavelmente, como português, um homem de excelência, e como tal todas as suas memórias devem ser preservadas e divulgadas. É neste sentido que encetei alguns contactos, relativamente ao Convento de S.António, o qual é abordado na sua obra, pela passagem de Colon nesse local, que de facto é mistico, esotérico e maravilhoso. Tomei a liberdade de enviar a algumas entidades nacionais o texto que anexo, para salvaguardar o património que deve ser acessível aos cidadãos portugueses em primeira mão.

Agradeço-lhe uma vez mais os momentos que me proporcinou na divulgação de tão profundo estudo.

- Carlos Sete


Pass ReviewParabens pelo excelente livro que veio dar uma abordagem completamente diferente ao periodo dos descobrimentos portugueses e que abordagem!
Desde já expresso a minha admiração por si, por ter feito esta obra tão notavel e acima de tudo credivel acerça deste tabu da historia dos Descobrimentos Portugueses e acredito não ter sido nada facil devido a ir contra o que está estabelecido e mesmo contra muita boa gente.

-
Luis de Almeida


Pass ReviewExmo. Sr. Manuel da Silva Rosa
Foi com muito gosto e prazer que assisti à sua conferência na Sociedade de Geografia de Lisboa no passado dia 26 de Fevereiro, 2007. Para além de ter devorado o seu livro ficaram muitas perguntas por fazer e temas colombinos por esclarecer. Por isso e tal como conversámos no fim da Conferência o ISEG teria muito gosto em recebê-lo na nossa universidade para uma conferência para professores e alunos da nossa escola sobre Cristoval Colon.

- Prof. Dr. Pedro Nevado, Universidade Técnica de Lisboa (ISEG)


Pass ReviewO seu trabalho é na opinião de muitas pessoas conceituadas, aquilo que na literatura inglesa se classifica de breakthrough.
Ninguém antes de si, tinha visto tão claramente o trabalho de Cristovão Colon inserido num complexo jogo de xadrez, onde o Rei do Tabuleiro era o nosso Rei D. João II, que tinha peças leais tanto no seu campo como no campo adversário, este jogo foi de tal forma montado, que não eram possíveis empates ou derrotas, apenas a vitória era possível.
Como depois veio a acontecer com a assinatura do Tratado de Tordesilhas que deixou os Espanhóis bem longe da verdadeira Índia.

- Alexandre Neves


Pass ReviewExcelente trabalho! No que diz respeito ao livro, este demonstra a falsidade dos argumentos genoveses, deixando em aberto qualquer outra possibilidade, mas quedando-se pela mais provável hipótese, que é termos mais um lusitano no panteão de heróis da Época dos Descobrimentos!

- Augusto Costa


Pass ReviewEsqueça tudo o que lhe ensinaram sobre Colon [Cristóvão Colombo]. Depois prepare-se para ler um livro fantástico. Mantenha o seu espírito sempre aberto enquanto lê.
A cada passo poderá ir seguindo as provas e indicios que Manuel Rosa e Eric Steele lhe revelam como resultado dos seus 15 anos de investigações. Um texto fácil de seguir, pleno de citações dos documentos originais - muitas vezes bilingues - que servem para mostrar que Colon seria provavelmente um nobre em Portugal antes de ir para Espanha. E que mesmo podendo não ser Português de nascimento era-o por certo de coração. E serve ainda para provar a grandeza de D. João II e dalguns dos seus leais servidores, que montaram todo um esquema para ludribiar Castela enquanto negociavam um novo tratado que lhes garantia o Brasil e o caminho marítimo para a India.
O papel de Colon neste processo foi crucial, como se pode ir vendo neste livro, e o seu patriotismo para com Portugal sempre evidente.
Desde o dia em que saiu, este livro tornou-se referência obrigatória para o estudo de Colon. E espero que mais nos será revelado, um dia, em breve e em nome da verdade.

- Rui Correia


Pass ReviewVerdade seja dita que nos últimos tempos nada tenho pesquisado sobre a matéria porque os meus momentos livres os venho ocupando a ler o livro de Manuel da Rosa..
Devo acrescentar, com toda a franqueza, que acho a obra muito válida, escrita quase que em estilo de “romance policial”, mas muito bem fundamentada e ordenada. É, entre o muito que sobre o tema tenho lido, dos trabalhos mais válidos.
Não creio que alguém, depois de ter lido esta verdadeira obra monumental, se atreva a contestar a naturalidade …

- Capitão João Garcia


Pass ReviewTerminei ontem a leitura do vosso livro. Fiquei praticamente convencido de que C. Colon era português...
É uma obra que se destaca pela seriedade e rigor com que aborda toda a problemática em torno de C. Colon, é uma obra que procura a verdade. As teses que defendem são todas suportadas por documentos .... Notável é o desenvolvimento da linhagem nobre da família de Filipa Moniz e as relações de C. Colon com D. João II.
“O Mistério Colombo Revelado” ficará como um marco destacado de toda a bibliografia já publicada relativamente a C.C. Penso que qualquer publicação futura, em torno deste assunto, fará referência obrigatória ao vosso livro...
Cumprimentos

- Clemente


Pass ReviewPela presente, faço saber a quem de direito, que considero a obra de investigação histórica realizada pelo Sr. Manuel da Silva Rosa, ... como uma contribuição cientifica de primeira importância para o estudo da vida do navegador Cristóvão Colon, o descobridor das Américas.
A sua obra merece ser promovida e debatida não só nas instâncias académicas portuguesas e internacionais, ...
Considero, pela minha apreciação da qualidade da sua obra já realizada e do seu programa futuro de investigação, ser de toda a utilidade e pertinência que as autoridades e as instâncias académicas portuguesas apoiem Manuel da Silva Rosa a prosseguir os seus importantes trabalhos de investigação.

Bruxelas, 26 de Novembro 2006

- José  SEQUEIRA CARVALHO
Professor Associado do ISEG
Universidade Técnica de Lisboa


Pass ReviewJá li o livro "O Mistério Colombo Revelado", como li outros livros anteriores sobre o tema.
Quero, por agora, dar apenas os meus parabéns a Manuel Rosa.
Não falta muito para que a verdade chegue à superfície.

- A. de Carvalho


Pass Review
Ainda estou no começo, mas estou de mente aberta, e vejo que os senhores são muito cautelosos só avançando naquilo de que têm provas.
O meu bem haja

- Isabel Alegre


Pass Review
Antes do mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo seu livro.
Li-o com sofregidao!
O mais certo é o nome verdadeiro dele ser até conhecido. Julgo que se conseguirmos encontrar um nobre português "desaparecido" na altura do aparecimento de Colombo [1484]a coisa resolve-se. E isso sei que nao é facil. Há um, mas foi morto por D. João II e não creio que isso faça parte da encenação...

- Pedro Marinho Mendes

Pass Review Estimado Sr. Rosa, un amplio y documentado trabajo sobre la -aún- enigmática figura de Cristóbal Colón, con aportaciones sugerentes y controvertidas que serán objeto de debate, en lo sucesivo, con total seguridad.... Nada más, reiterándole mi agradecimiento por su interesante libro además de por su informaciones complementarias, le doy traslado de mi ofrecimiento personal para cualquier cuestión que pudiera desear en un futuro, junto a mi más cordial y afectuoso saludo.

- Dr. D. Félix Martínez Llorente, Universidad de Valladolid


Pass ReviewO que o Manuel Rosa, (com a sua técnica norte-americana), conseguio, foi aquilo que os doutos Doutores até agora nâo haviam conseguido, ou nâo quiseram conseguir: que foi revelar as contradiçôes e falsidades da maioria dos documentos que antes essa comunidade de cientificos dava por correcta, por boa. E aqui, a comunidade cientifica, o que tem que fazer, é debruçar-se sobre a questâo e aceitar o que diz o Sr. Manuel Rosa, ou vir a público desmentir-lo, contrapondo argumentos, e provando que os papeis que o Manuel Rosa diz serem falsos, provem eles serem verdadeiros... O que estamos aqui a apoiar é uma verdade que esteve oculta pela comunidade cientifica: Os papeis de Génova ou sâo falsos ou nâo provam nada em relaçâo a Cristovâo Colon, quanto á sua naturalidade. Portanto, segue em aberto a questâo da origem de Colom, e pode que, se tenha que estudar a proposiçâo de que seja português. É aí que a comunidade cientifica portuguesa está a falhar. Nâo lhes interessa cair no ridiculo de que isso alguma vez possa ser provado. Aí estâo os Doutores Lorentes fazendo análises de ADN comparativos, e nem um pio por parte da nossa comunidade cientifica.
Assim só o tempo e a vontade (dos ditos cientificos) determinará se é ou nâo História a proposiçâo do historiador Manuel Rosa e outros que escreveram sobre o COLOM PORTUGUÊS.

- Fernando de Telde


Pass ReviewOs meus parabéns pelo vosso trabalho de 15 anos: O livro é um autêntico "eye-opener", não só para nós Portugueses, como para muitas outras pessoas, inclusivé os chamados Historiadores de outros países, línguas e culturas. Julgo já ter havido uma publicado em Inglês e faço votos para que, num próximo futuro, venha a ser publicado também nas outras principais línguas mundias, i.e. Francês, Espanhol, Italiano e Alemão. Claro que se fosse possível também haver uma publicação numa das línguas nórdicas, seria óptimo.
Presentemente, estou a reler o v/livro: Há certos aspectos que se compreendem melhor com uma 2ª leitura - não por falta de clareza, mas sim devido à grande, rica quantidade de informação que o mesmo contém! Aliás, acho que um dos pontos fortes deste v/livro, é a de que as NOTAS dadas, bem como o Apêndice, valem práticamente tanto, como o texto em si.
Once more, my sincere congratulations to you, as well as to Mr. Eric J. Steele. Please, convey my best wishes on to him as well.
Saudações!

- Comendador José A. da Silva Campos, Ordem do Infante D. Henrique (1984)
Agualva, Cacém, PORTUGAL


Pass Review Estimado Sr da Rosa,
Estou a ler o seu livro com muita atenção. Gostaria muitissimo a falar consigo. Eu tambem sempre tinha muitas preguntas sobre a nacionalidade de Columbus e as minhas preguntas já foram publicadas antes em Massachusetts há 15 anos.
Estou cá em Portugal e já escrevi "Antonio's Island", mas sou oriundo de Wareham, MA estou cá para fazer pesquisas sobre a historia de Portugal e Cabo Verde.
O senhor está a fazer um grande contributo nesta historia e estou a aprender muito do seu livro. O seu trabalho é muito importante e merece muitos estudos ainda.

- Dr. Marcel Balla
"Dr. Marcel Gomes Balla é Mestrado pela Universidade de Boston. Também estudou na Universidade de Lisboa e outras universidades em Portugal. O Dr. Marcel fala sete linguas, é historiador e autor do livro Antonio's Island, tem escrito vários artigos sobre a história de Cabo Verde e tem feito várias palestras em organizações nos EUA, Europa e Médio Oriente.


Pass ReviewExmo. Senhor Manuel Rosa,
Acabei agora mesmo de ler o seu livro e na verdade, de todos os estudos que li até agora sobre o "misterioso" Almirante Cristóvão Colon, este é sem dúvida o mais completo, o que mais provas documentais apresenta e o melhor trabalho sobre este assunto até agora realizado.
Vivo em Évora, sou genealogista há alguns anos e membro do Conselho Superior da Associação Portuguesa de Genealogia. Tenho uma
Página na Internet sobre Genealogia e há alguns anos atrás depois de ler os livros de Mascarenhas Barreto, Patrocínio Ribeiro e de Lobo d'Ávila / Santos Ferreira comecei a interessar-me sobre o enigmático "Cristóvão Colombo", até porque sabia que numa região do Baixo Alentejo, perto da povoação de Colos, existe um lugar que a povoação diz terem sido ali as terras de "Cristóvão Colombo". Tenho estudado muitas genealogias de famílias do Distrito de Beja e encontram-se muitos indivíduos (séc. XVI e XVII) com apelido ZARCO que foram gente da nobreza, o que se pode concluir que o apelido existia naquele distrito há muitos anos, provavelmente já no séc. XV. Estou desejando que se possa confirmar, pelo estudo comparativo do ADN, a veracidade desta teoria e se demonstre definitivamente a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon. Espero que seja facilitada essa possibilidade por parte das entidades espanholas e portuguesas, afim de se poder concluir um dia...Quem foi Cristóvão Colon ?
Com os melhores cumprimentos

- António Carlos Godinho Janes Monteiro
Évora - Portugal



Pass Review Ex.ºs Srs.
Manuel da Silva Rosa e Eric J. Steele, terminei hoje mesmo a leitura do vosso livro “O Mistério Colombo Revelado”.
Os meus mais sinceros Parabéns pelo vosso fantástico trabalho de investigação, ao longo destes 15 anos. Desejo que o mesmo não seja em vão e que mais cedo a Verdade seja mesmo Revelada a nível Mundial.
Finalmente temos algo que explica, com as devidas provas históricas toda a sociedade de secretismo dos Descobrimentos Portugueses e das intrigas/mistérios da Corte de D. João II.
Esperemos que as Vossas Investigações possam continuar a fim de levar a bom porto o fim do Mistério e para que finalmente D. Cristoval Cólon não seja “ confundido eternamente”

- Paulo Cosme

Pass ReviewAcumulam-se os dados sobre a possível origem portuguesa Cristovão Colombo. O caso tem gerado alguma polémica em Portugal, onde não existe o hábito de valorizar ou promover a memória colectiva. A recente obra de Manuel da Silva Rosa... com informação rigorosa e documentada revoluciona tudo o que se sabia sobre este navegador. Inúmeras contradições que durante séculos eram verdadeiros quebra cabeças para os historiadores, são agora clarificados numa obra de irrepreensível rigor científico.... Uma obra fundamental sobre os segredos que envolveram a vida e obra de Cristovão Colombo (Cristoval Colon), um espião português na corte de Espanha ... os autores baseados em estudos rigorosos em vários países, destroem por completo inúmeras falsidades que foram escritas sobre este navegador.

- Director: Carlos Fontes


 
Pass ReviewNa verdade, acho que o livro deve ser lido acompanhando bem as interpretações bastante perspicazes do autor que nos coloca perante factos e documentos que lògicamente, nos conduzem a uma solução que ainda não tem bases suficientemente evidentes de C.C. foi filho de um nobre português.
Manuel Rosa é suficientemente honesto e cuidadoso para deixar aos leitores a obrigação de raciocinar sobre tantos e tantos documentos e relatos de circunstâncias. Contudo, é mais fácil concordar com a nacionalidade portuguesa do tentar negá-la.
Ele aguarda, com muita fé, que apareçam novos documentos para poder pôr o preto no branco.Os testes de A D N são uma das suas maiores esperanças.
Não me custa acreditar que pode vir a ter razão, mas não ficarei desiludido se suceder o contrário.
Quanto a mim, pobre leigo, uma coisa é certa, o livro coloca com bons argumentos a hipótese da nacionalidade portuguesa, perante a nunca categòricamente provada
nacionalidade Genovesa ou Catalã. Desmonta mesmo a argumentação pouco consistente que outros usaram, talvez levianamente, ou por desconhecimento do ambiente da Corte de D. João II com todas as intrigas político-económicas e sociais da época.
O livro vale como um todo, pois ao fim e ao cabo todo o seu texto constitui um argumento global.
MANUEL ROSA merece um aplauso pelo seu minucioso trabalho de pesquisa, pela sua agudeza de interpretação e raciocínio, pela sua capacidade descobrir contradicões nos historiadores seus antecessores. Deixa-nos perguntas perante
tradicionais "verdades" que não encaixam em lado algum!?...
Resumindo: vale a pena ler.

- P. Melo


Pass ReviewTenho acompanhado com alguma regularidade e interesse os vários tópicos lançados em torno da questão de Colombo, e lendo o seu post não resisti a manifestar a minha total concordância com tudo o que aqui escreveu.
Aproveito para congratular os autores desta magnífica obra, a postura do próprio Manuel Rosa que sempre tem argumentado e contra-argumentado com o máximo respeito pelas opiniões contrárias.

- Luís Projecto Calhau


 
Pass Review Além de uma análise exaustiva e de sucessivas contradições com o quadro envolvente, Manuel Rosa apresentou falsidades contidas no documento [Testamento de 1498], nomeadamente a remissão para um banco então encerrado ao público, com a expressa citação de uma taxa de juro que apenas cerca de 70 anos depois foi efectivamente praticada.
Estes factos foram divulgados por professores - como todos gostam - e, ainda por cima, italianos.
São prova mais do que suficiente de que, como está apresentado, o documento é falso pois contém pelo menos uma parte redigida muito posteriormente à sua data.
A prova está feita e quem quiser defender outra coisa que a falsidade do testamento, terá de negar os factos - banco fechado e taxa de juro de outra época - ou argumentar a sua irrelevância ou ainda o carácter misto do documento, com partes falsas e outras verdadeiras.

- Fernando Aguiar


Pass Review Caro Manuel Rosa
Acabei de ler o seu livro. Dou-lhe os meus parabens.
Admiro a sua coragem em combater com mais de meio mundo. Sobretudo os que "não leram e não gostaram". Pela primeira vez constato que nesta questão as peças do "puzzele" Colon começam a fazer algum sentido. Contudo, faltam mais provas científicas e documentais, para começar a ter certezas. Até agora, para mim, Colon é filho de pais incógnitos.
Já é um progresso.

- Marmello (na Genea Portugal)

Pass ReviewIlústres Autores de "O Mistério Colombo Revelado"
Comprei o V. livro já este Novembro na FNAC de Coimbra, li-o, e aqui publicamente aconselho a sua leitura.
Penso que compreendi o que Manuel Azinhal quis dizer no seu postal, daí a minha concordância/solidariedade.
Quando Mascarenhas Barreto publica a primeira Obra, “O Português Cristóvão Colombo Agente Secreto do Rei Dom João II”, é zurzido pela ‘intelectualidade’ indígena de uma forma indigna e injusta. A quanto da segunda, é ignorado por essa mesma gente, mas sem ser desmentido (...)

E, parabéns pela edição do V. Livro.

Cumprimentos.
- Mário Casa Nova Martins

Nota: Alguns dos comentários que mencionam o primeiro livro foram editados já que devem-se referir ao mesmo
tempo ao Colombo Português-Novas Revelações vendo que o conteúdo deste novo livro vem 90% do MCR.

Quer Descobrir a Verdade?

 

Home | Contacto | Blogue | Comentários | Fotos | Videos | Documentos

www.1492.us.com
Copyright Manuel Rosa 1991-2009